quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conhecendo o Espírito Santo



 O Espírito Santo está localizado na região sudeste do Brasil. Possui extensão territorial de 46.098,571 quilômetros quadrados, divididos em 78 municípios. Conforme contagem populacional, realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado totaliza 3.514.952 habitantes.
Cerca de 40% do território do estado encontra-se em uma faixa de planície, porém a variação das altitudes é bem grande.
O clima predominante do estado é o tropical de altitude, presente em 60% do estado, com bruscas alterações climáticas, de verões quentes e invernos amenos. Porém, o clima tropical é presente em 40% do estado.
Atualmente a vegetação predominante do estado é artificial, são as "plantações" de pinheiros de eucalipto, de origem australiana, plantados principalmente pela sua utilidade para fabricação de móveis e de celulose, usada para fazer papel, para se fazer celulose.
O principal rio do Espírito Santo é o Doce, com 977 km de comprimento. Nasce em Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico, no litoral do município de Linhares, depois de atravessar o estado de oeste para leste. Outros rios importantes são o Itabapoana, que separa o Espírito Santo do Rio de Janeiro, Itapemirim, Itaúnas, o Jucu, o Santa Maria da Vitória, que desemboca na baía de Vitória, e o São Mateus, no norte do estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário